As provas do ensino geral decorrem em todo o país, com início a 11 de Dezembro até ao dia 20 do mês corrente. Os métodos e dicas que me proponho a passar não são apenas para essas provas trimestrais feitas em dezembro, mas aplicáveis a qualquer tipo de prova ou avaliação durante as fases lectivas.
As recomendações são: – Ter um bom sono e momentos de descanso: recomenda-se aos estudantes, segundo a ciência, ter 8 horas de sono em média, para melhor memorizar os conteúdos e lembrálos com facilidade.
Quanto menos hora de sono o aluno tiver, maior será a probabilidade de esquecimento. – Alimentar-se de forma correcta: ter uma alimentação saudável e rica, ajudará no bem-estar físico e emocional do aluno.
Quanto mais saudável estiver, mais preparado estará para fazer as provas e estudar sem falhas. – Praticar exercícios: a ciência comprova que o exercício físico tem um papel importante na saúde física e emocional do indivíduo, o que ajuda a combater problemas constantes de esquecimento ou falhas de memória. – Estudar ou revisar a matéria 30 minutos em média, pelo menos.
Evitar decorar, procure entender melhor as aulas administradas. – Ler assuntos relacionados aos sumários dados, fazendo buscas pela internet, livros, revistas. Consultar sempre o dicionário.
– Fazer questionários: nele, coloque perguntas que as farás e responda-as conforme a matéria e/ ou conforme a explicação do professor. – Buscar por tópicos das provas a partir do professor ou o coordenador pedagógico. – Memorizar definições, conceitos e datas com propriedade, para que se tenha certeza ao fazer a prova.
– Evitar o uso de tv, telefones, tablets. Bem como reduzir a frequência no uso de redes sociais (facebook, WhatsApp, tiktok, etc.) ou com aquilo que não for (muito produtivo) nas semanas de provas, pois prejudica a concentração e dedicação.
– Ter sempre um rascunho ou fazer apontamentos. Tudo o que estudares, procure apontar e resumir em seu rascunho ou papelzinho. Usando uma linguagem simples que compreendas perfeitamente.
– Arrume um lugar confortável para estudar: neste espaço deve haver silêncio total, bom ar e estar limpo, faça-se acompanhar de um copo de água. Pode ser dentro ou fora de casa.
Nele, não manter contacto com ninguém, coloque o telemóvel no silêncio e estude o tempo que programaste. – Peça explicações extras ao teu professor nos momentos de saída, intervalo ou antes de a prova iniciar.
Ademais, ter um explicador particular também é uma ideia útil. – Aplicar-se às aulas, ter máxima atenção nas explicações do professor, fazer as tarefas e exercícios deixados, pois muitos deles caem nas provas. Apresentar sempre dúvidas quantas vezes forem necessárias. Lembre-se que para ser bem-sucedido na prova, depende muito da tua dedicação nas aulas.
* Essas e outras dicas são muito boas e possuem resultados positivos se forem aplicadas
Por: MATEUS VUNGE (THADÉLCIO)*
*Professor de Português e Articulista do Jornal OPaís.