Só no Aeroporto Internacional Dr. Agostinho Neto, em Luanda, a China National Aero-Technology International Engineering Corporation Sucursal em Angola (CAIEC) tem projectos ligados à optimização e suporte, projecto de sistema para a energia eléctrica e água.
Cuando Cubango com dois aeroportos, Uíge, Cuanza Sul, Huíla, Cunene, Lunda Norte e Luanda com um aeroporto cada, fazem parte das empreitadas sob responsabilidade da CAIEC, revelou, ao jornal OPAÍS, Xu Xiang, director-executivo adjunto da empresa.
Com um total de 2.200 trabalhadores, sendo 1.600 nacionais e 600 estrangeiros, os aeroportos têm fonte de financiamento diversificada, entre público e privado, sendo que o do Negage, no Uíge, a fonte de financiamento por enquanto ainda é desconhecida .
O responsável avançou que ao longo dos anos, a cooperação económica e comercial entre a China e Angola desenvolveu-se rapida e profundamente, com um efeito de demonstração.
Uma série de cooperações de infra-estruturas através da fusão de capital é um destaque da cooperação económica e comercial bilateral.
Para resolver a falta de capital em Angola depois da guerra, disse, as instituições financeiras chinesas desenvolveram uma série de cooperação financeira com o país.
A China ajudou Angola a implementar mais de 130 projectos nas áreas das infraestruturas e da subsistência das pessoas, tais como escolas, hospitais, estradas, abastecimento de água, transmissão e transformação de energia eléctrica.
Xu Xiang acrescentou, igualmente, que as cooperações entre ambos países melhoram as condições infraestruturais para a indústria e a agricultura.
Criaram condições favoráveis para a expansão da cooperação entre os dois países do sector petrolífero para sectores não petrolíferos, tais como a indústria transformadora e a agricultura.
Fundada em 1980, a CAIEC é uma empresa estatal internacional de engenharia filiada à Aviation Industry Corporation of China, tem a construção de infra-estruturas de aviação como actividade principal.
A empresa fez, em Angola, um estudo sobre as áreas de energia, água, e instalações de aviação.