Caro coordenador do jornal opaÍS, saudações! ouvi, esta quarta-feira, que cento e quarenta e seis enfermeiros de várias unidades de saúde de Cabinda, que frequentaram, em dois anos, aulas de especialização pós-média nas áreas de instrumentação, pediatria, anestesia, reanimação,oftalmologia, neurologia, parto e cuidados intensivos, no instituto técnico de Saúde local, receberam os certificados de fim do curso.
Na verdade, esses profissionais, que se dedicaram com afinco a aulas de especialização pós-média, agora estão mais bem preparados para enfrentar os desafios deste sector.
Penso que a diversidade das áreas de especialização, que inclui instrumentação, pediatria e cuidados intensivos, reflecte, sem dúvidas, a necessidade crescente de atender às demandas específicas da população. no entanto, a capacitação contínua dos enfermeiros é muito importante para a melhoria da qualidade do atendimento à saúde.
Com a formação em áreas como anestesia e reanimação,esses profissionais estarão mais aptos a actuar em situações críticas, salvando vidas e proporcionando um atendimento mais seguro aos pacientes.
Não podemos esquecer que a especialização também contribui para o desenvolvimento de competências técnicas e humanas, essenciais para lidar com o estresse e as exigências da profissão. por outro lado, essa iniciativa do instituto técnico de Saúde de Cabinda demonstra um compromisso com a educação e o aprimoramento profissional. não podemos descurar que investir na formação dos enfermeiros eleva o padrão geral dos serviços de saúde nas demais regiões do nosso país.
POR:Jorge Santos
Luanda, Samba