Caro coordenador do jornal OPAÍS, saudações a todos os trabalhadores desta casa de imprensa. Na verdade, o assédio sexual no ambiente de trabalho é uma questão séria que afecta não apenas as vítimas, mas também a cultura organizacional como um todo.
Muitas vezes, as vítimas hesitam em relatar essas experiências por medo de retaliação ou por não acreditarem que as suas vozes serão ouvidas.
No entanto, criar o hábito de denunciar pode ser um acto de coragem que contribui para a desconstrução de uma cultura permissiva em relação ao assédio, o que pode incentivar outras pessoas a se manifestarem, criando um efeito dominó positivo.
É, igualmente, importante que as empresas implementem políticas claras e eficazes sobre como lidar com denúncias de assédio sexual. Isso inclui garantir que haja canais seguros e confidenciais para as vítimas se manifestarem sem medo de represálias.
Por fim, o incentivo à denúncia é um chamado à acção não só para as vítimas, mas também para todos os colaboradores e líderes das organizações. O assédio é, na verdade, um problema social. Obrigada!
POR:Laura de Sousa
Mutamba, Luanda