Caro coordenador do jornal O PAÍS, saudações e óptima disposição nesta Quinta-feira! Desde que São Pedro decidiu abrir as comportas em Luanda e no resto do país, o Zango, município de Viana, tem recebido muita carga.
Basta ver a forma como estão a sofrer os moradores dos “bate chapa”, isto é, aqueles que moram nas casas de chapas de zinco em zonas inapropriadas. Neste momento, os moradores daquela zona, a maioria, estão desalojados e isto os leva a dormir ao relento, suplicando que São Pedro feche as comportas.
As autoridades nada resolvem, mas dói ver crianças, ao lado dos país, depois da chuva, sem saberem o que fazer. Penso que é chegado o momento de pôr um basta aos moradores das casas de chapas do Zango, visto que até choca a imagem dos demais moradores.
Para os moradores, sobretudo os jovens, ficar desalojado é um ponto de partida para praticar actos contrários à lei e aos bons costumes. Entre outros assuntos, a vida para os “bate chapa” está difícil, porque o tempo regista chuva nas próximas horas em Luanda!
POR: Lito Kangato, Zango II