Caro coordenador do jornal OPAÍS, votos de óptima quinta-feira! Nos últimos tempos, os crimes sexuais têm feito morada na sociedade angolana. De acordo com a comunicação social, por semana, pode-se falar em cinco ou mais casos.
Querendo ou não, é uma situação que me preocupa, porque as crianças, adolescentes e adultas têm sido as vítimas por várias razões. Apesar de existir a norma, ainda assim, pedófilos continuam a fazer das suas, criando sempre artimanhas para enganar as inocentes.
Penso que as autoridades, juntamente com as famílias, devem criar mecanismos para se inverter o quadro. Na semana passada, os órgãos de comunicação social relataram, um pouco por todo o país, factos que chocaram a sociedade. Crianças e adolescentes foram violadas pelo próprio pai.
Há bairros em que os jovens também usam a mesma prática contra jovens do sexo feminino. Isto choca qualquer pessoa de sã consciência, por isso, as medidas de prevenção deste crime devem ser mais apertadas.
E penso que a justiça deve continuar a condenar cidadãos que enveredem para este caminho, aliás, é uma prática contrária à lei e aos bons costumes. No entanto, chocou-me ter ouvido, pelas redes sociais, que na província do Cunene uma menina de 11 anos estava em estado de mãe e que não se podia avançar o nome do suposto criminoso por ser ancião da comunidade. Que situação. Justiça, por favor!
POR: Mbelito Diamantino, Huíla