À coordenação do jornal OPAÍS, votos de óptima sexta-feira! De um tempo a esta parte, os semáforos da cidade de Luanda estão avariados e nada se faz para a sua recuperação e isso tem causado muitos embaraços no trânsito automóvel.
Não se sabe ao certo as razões que levam os aparelhos a estarem da forma como estão, velhos e completamente danificados. Basta passar pelo Largo da Independência e outros pontos da cidade, poucos são os semáforos que estão a cumprir a sua função.
A ser assim, teremos, num futuro breve, quando os aparelhos forem recuperados, cidadãos e meninos que não conhecerão as cores que obrigam paragem e travessia.
Na prática, muitos os têm na cabeça, mas, na correria e na pressa, as coisas se complicam e podem dar para o pior, ou seja, atropelamentos ou outros acidentes.
Deste modo, por que razão não se faz manutenção, porque esses aparelhos ajudam a regular o trânsito e também o trabalho dos agentes da Polícia Nacional.
Espero que o Governo Provincial de Luanda e os seus parceiros, nos próximos tempos, consigam dar solução aos problemas dos semáforos. Isto não é bom para uma cidade que se diz limpa e moderna, porque se nota que as autoridades, parece, fogem as suas responsabilidades.
Aliás, é importante também punir, sobretudo os meninos de rua, não tenho algo contra eles, sempre que forem apanhados a vandalizar bens públicos, incluindo os semáforos.
A urina e o lixo que circundam a cidade, apesar da limpeza que se faz, até já chegam a ser propositados. Por isso, as autoridades, com atitudes pedagógicas, devem ser mais actuantes e mobilizar melhor, pois Luanda não é a casa da mãe Joana.
POR:Júlio Calumbo, Vila Alice