Caro coordenador do jornal O PAÍS, saudações e votos de óptima Sexta- feira! A estrada de Viana, em Luanda, mais concretamente no ponto que liga a Vila e a Ponte do 25, está em obras. Os cidadãos, por fazerem sempre travessias arriscadas, achou-se melhor colocar lancis ou separadores de betão acima de um metro de altura.
Em dias normais, os cidadãos passam de um lado para o outro e isso tem causado sérios riscos, visto que muitas vidas, ali, já se perderam. Então, penso que a ideia de aumentar a altura dos separadores vai obrigar os cidadãos a usarem todos os dias a ponte amarela. Não se sabe ao certo as razões que levam muitos a fazerem travessias arriscadas naquele ponto de Viana, há mais de cinco anos.
Aliás, de quando em vez, agentes da Polícia Nacional fazem-se ao local, para de modo pedagógico sensibilizarem os cidadãos a não usarem aquele caminho. Ainda assim, sem sucesso e muitas vezes ofendem e se insurgem contra os agentes da ordem pública como se tivessem razão no que fazem. Espero que não destruam as benfeitorias que estão a ser “feitas” naquele ponto, porque vai ajudar a salvar muitas vidas.
POR: Rodrigo Matampi, Luanda