Ilustre coordenador do jornal OPAIS, Saudações extensivas a todos os funcionários desta casa de imprensa! Escrevo a partir do São Paulo, na província de Luanda. Tenho seis filhos, mas não é disso que quero falar.
Fiquei a saber que o Departamento de Investigação e de Ilícitos Penais no Cuando Cubango apresentou, esta semana, na cidade de Menongue, dois indivíduos, de 18 e 20 anos de idade, acusados do crime de assassinato de um mototaxista.
Na verdade, a perda de vidas em razão de uma acção criminosa constitui insatisfação para as famílias das vítimas e para a sociedade. Espero que os responsáveis sejam responsabilizados pelos seus actos, garantindo que a sociedade possa confiar no sistema de justiça.
Por outro lado, penso ser importante analisar questões mais amplas que podem contribuir para tais actos de violência, incluindo a necessidade de oportunidades educacionais, económicas e sociais para a juventude, considerada a força motriz da sociedade.
Além disso, investir na prevenção do crime, bem como na reabilitação e reintegração daqueles que cometeram crimes, podem ajudar a abordar as causas subjacentes da criminalidade.
POR: Carlos Daniel
Luanda, Mutamba