Caro coordenador do jornal OPAÍS, saudações e votos de óptima disposição! Nos últimos dias, a onda de crimes passionais vai aumentando no país. Na província da Huíla, a sociedade ficou chocada com a morte de uma jovem que, supostamente, terá sido pelo marido, por razões de ciúmes.
O casal vivia, segundo os vizinhos, de forma simples e sem muitos problemas, mas parece que o jovem era muito desconfiado.
No entanto, chegou um período em que ele só proibia a mulher de sair, porque parecia desconfiar de alguma coisa. Isso não deixava a jovem à vontade, e essa, por sua vez, desobedecia os comandos do seu companheiro e fazia tudo normalmente.
Mas, nos últimos dias, a briga aumentou e aconteceu o que menos se esperava, a morte da mesma jovem. Os familiares clamam por justiça, porque ela tinha muito pela frente, aliás, era estudante e sonhava com um futuro melhor. As autoridades já tomaram conhecimento e estão a tratar do assunto para se dar os passos seguintes.
A violência doméstica, mesmo sendo crime em Angola, muitos casais optam por ela e, muitas vezes, acabam cometendo o pior. As autoridades e a sociedade em geral têm responsabilidades nesse processo, por isso é importante haver mais sensibilização.
POR:António Pionoque, Luanda