Caro coordenador do jornal O PAÍS, espero que esteja bem! Aproveito o vosso espaço para falar dos idosos que circulam pela cidade de Luanda e arredores. Alguns idosos, sem muitas condições, abandonados pelos familiares ou não, muitas vezes acabam por mendigar nas ruas.
Não se sabe ao certo se fugiram do lar da terceira idade ou se praticam tais actos por conta de algumas doenças que surgem na terceira idade. Assim, gostaria que as autoridades criassem mais lares para o efeito, uma vez que não tem sido fácil ver mais velhos a deambularem pela cidade como se não tivessem família.
Muitos, às vezes, chegam a ser agredidos por jovens, tudo, por conta dos poucos valores que arrecadam de pessoas na via pública ou no sinal luminoso enquanto os carros estão à espera que o mesmo abra.
Penso que mais acção social em prol dos idosos deverá ajudar a reduzir as assimetrias e conferir mais e melhor dignidade às bibliotecas vivas da cidade de Luanda e arredores. Posto isto, é chegado o momento de se respeitar os mais velhos e fazer deles a fonte de conhecimento e experiência para a vida.
POR: Adilson Ganda, Mutamba