Muito obrigado pela oportunidade que me dão nesta edição de sexta-feira! O Largo da Independência, em Luanda, na capital do nosso rico e belo país, Angola, vê-lo no estado em que se encontra aquele local histórico, é de lamentar. Jardins sem qualidade, lixo, urina, deslocados em tudo quanto é canto, cheiro nauseabundo e outras coisas.
Não sei quais são as razões, mas o Largo e arredores, na Avenida Ho Chi Minh, estão indiscutivelmente voltados ao abandono e não deviam. A limpeza que se observa no Largo e a arredores é da ’pimpa’, pois não convence e nem satisfaz, porque as coisas vão mal e não devem ser assim. Foi no Largo da Independência onde os angolanos, no dia 11 de Novembro, conquistaram a liberdade e isso deve ser motivo para não se abandonar o local.
Os semáforos estão degradados, não acendem e isso provoca muito trânsito denso. Penso que há sim um abandono total, e a pergunta é: qual é o motivo? As árvores… , os postos de iluminação já não acendem em condições. Por isso, doentes mentais e pessoas sem-abrigo se aproveitam das cercanias do Largo para passarem a noite e dele abusarem com lixo, mas uma coisa é certa, no passado não era assim!
POR: Agapito Dundo, Vila Alice