Ilustre coordenador do jornal O PAÍS, saudações e óptima Sexta-feira, visto que estamos às portas do Natal, o Dia da Família! Por razões pessoais, deixei a minha cidade, Luanda, porém vou passar as festas na cidade do Luena, província do Moxico.
Há largos anos que não vinha para o Luena e assim que cheguei à cidade uma coisa chamou logo a minha atenção: a quantidade de lixo ao seu redor.
Em vários pontos da cidade e arredores os amontoados de lixo são visíveis e nada se es- tá a fazer para se alterar o quadro vigente. Não é preciso dar curvas para se perceber que o cenário é prejudicial à saúde e também coloca em risco o ambiente.
Por ser visitante, não sei ao certo se as em- presas que recolhem o lixo têm algum problema, mas o certo é que o lixo vai tomando conta da cidade. Com as chuvas que vão caindo, a malária e o paludismo, de certeza, que estarão à espreita, uma vez que não se pode ignorar o cenário.
E num período como o que se vive, de festas, é importante celebrar num ambiente limpo, porque é com ele que também nos sentimos melhor. A preservação dos locais de convívio ajudam a reflectir melhor e a prevenir eventuais doenças. Portanto, menos lixo, mais saúde no Luena. Boas festas!
POR: Vituka Mboyo, Luena