Votos de bom dia Laboral, ao Coordenador e toda a sua equipa do jornal Opais. Há meses, escrevi para este gigante jornal “OPAÍS” sobre a degradação da infraestrutura do centro de fornecimento de água, vulgo “EPAL”, localizado no distrito Urbano do Golfe, Kilamba Kiaxi. Há décadas que a infraestrutura, sobretudo os reservatórios de água, têm sido motivo de preocupação para os moradores ao redor, dada a fragilidade do solo.
Desta vez, e esperamos que assim seja, a entidade gestora da infraestrutura deve ter lido o “OPAÍS”, ou talvez terá sentido o grau de perigosidade daquele gigante para a população.
Por isso, não foi necessário um século para o levantamento dos muros, que foram erguidos em menos de 15 dias graças à agilidade assustadora dos nossos irmãos chineses. Mas os danos colaterais já se fazem sentir, porque os moradores queixam- se da falta de água, em consequência dos cortes feitos nos canais de distribuição às residências.
O bom mesmo foi ouvir técnicos a dizer: “estou a fazer o mais rápido possível, porque as mamãs já estão a me chatear da falta de água nas torneiras”, humanismo e compromisso. Esperamos que haja melhorias no ambiente e segurança daquela distribuidora, para o bem comum.
POR: Pedro Alexandre Mahula
Kilamba-Kiaxi /Golfe I