Caro coordenador do jornal O PAÍS, saudações e votos de óptima disposição, justamente no dia em que oficialmente começa o tempo de frio em Angola.
Nesta fase, gostaria de pedir que nos cobríssemos mais e melhor na rua e em casa, porque o INAMET antecipou que a época de cacimbo seria rigorosa em todo o país.
Aliás, já se fala em presença de frio na Huíla, Huambo, Cunene, Cuando Cubango e arredores por conta da especificidade geográfica que uma dessas regiões apresenta.
O tempo de frio, para nós em Angola, apresenta-se complicado por conta das doenças respiratórias e o próprio paludismo, cuja relação com este clima não é das melhores.
Por conta disso, as autoridades sanitárias apelam também aos cidadãos a terem mais cuidados com as roupas nesta época de frio.
Além disso, o mais importante é mobilizar os cidadãos a terem mais cuidados com a hora dos banhos e eventuais correntes de ar, no sentido de se evitar choques térmicos e eventuais gripes e outras doenças de fórum respiratório.
As jovens, que gostam de roupas curtas, devem admitir que o momento é de proteger a saúde num ambiente em que haja um número reduzido de cidadãos a acorrerem as hospitais neste tempo de cacimbo.
Por: Rolito Cambundo, Luanda