À coordenação do jornal OPAÍS, votos de óptima disposição, hoje terça-feira, por mais um dia de trabalho! Escrevo a partir da cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, por conta de um vídeo, que circula nas redes sociais, num bar algures no país, mostrando adolescentes a fumarem liamba. As imagens são tão chocantes que qualquer pessoa com sã consciência fica logo triste, porque já se sabe, à partida, quais são as consequências das drogas leves e pesadas no organismo humano.
O pior é que quando o consumidor é uma criança ou adolescente as coisas preocupam mais, porque era num bar e se via na imagem a marca de uma cerveja muito consumida em todo o país. Penso que as autoridades devem agir, pois não se sabe ao certo se naquele local há uma rede de compra e venda de liamba, assim como de outras drogas pesadas consumi- das por jovens. Além disso, não se sabe também se há uma rede prostituição naquele local, porque as meninas que consumiam o produto, sentadas numa das mesas do bar, se sentiam à vontade, como se estivessem em casa.
As autoridades, com uma investigação a fundo, assim que os factos forem apurados, devem encerrar o espaço e responsabilizar social e criminalmente os promotores desta prática que é contrária à lei e aos bons costumes. Por isso, é importante resgatar os valores da família, uma vez que ela está em crise faz tempo; outras instituições de auxílio devem entrar neste processo e fazer com que a célula mais antiga da sociedade exerça de facto o seu papel.
POR: Rebelo A. Kizua, Menongue