O salário dos professores não é o único factor que determina a qualidade do ensino. Existem diversas outras variáveis importantes, como a formação docente, as condições de trabalho, o currículo escolar, a infraestrutura das escolas, entre outros.
De acordo com o educador Paulo Freire, “a educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Isso significa que o papel do professor vai muito além da remuneração, envolvendo sua capacidade de motivar, inspirar e empoderar os alunos.
Já Cipriano Luckesi, especialista em avaliação da aprendizagem, argumenta que “a melhoria da qualidade do ensino depende de um conjunto de factores, tais como a valorização do magistério, a formação de professores, as condições de trabalho, a estrutura física e os recursos didáticos disponíveis”.
O professor Dermeval Saviani, um dos principais teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica, afirma que “a valorização do magistério não se reduz à questão salarial, mas envolve condições de trabalho, de formação, de carreira e de reconhecimento social”.
Ou seja, o salário é apenas um aspecto da valorização docente, que também inclui outros elementos essenciais. Já Antônio Nóvoa, educador português, destaca que “a qualidade do ensino depende fundamentalmente da qualidade dos professores”.
Portanto, investir na formação inicial e continuada dos docentes, aliada a melhores condições de trabalho, é crucial para a melhoria da educação, para além da questão salarial.
Outra autora relevante, a pesquisadora Maria Helena Guimarães de Castro, argumenta que “a qualidade da educação é resultado de múltiplos fatores, envolvendo desde a formação e as condições de trabalho dos professores até a organização e gestão das escolas”. Dessa forma, é necessária uma abordagem sistêmica e integrada para elevar os padrões de ensino.
Em síntese, podemos afirmar que o salário dos professores, embora importante, não é o único nem o principal determinante da qualidade de ensino. Fatores como a formação docente, as condições de trabalho, a gestão escolar e os recursos disponíveis também desempenham um papel fundamental. Uma política educacional bem-sucedida deve contemplar esses diversos aspectos de forma articulada.
Portanto, é fundamental uma abordagem sistêmica e integrada para elevar a qualidade da educação, considerando uma gama de elementos, e não apenas o salário docente. Políticas públicas abrangentes são necessárias para atingir esse objectivo.
Por: MARCOS DALA*
*Professor