Como disse Peter Gammond, especialista instantâneo em música, a mesma constitui uma mistura indiscriminada de melodia, harmonia e ritmo, que a maioria das pessoas aprecia numa ou noutra das suas muitas formas.
Ao que parece, a maioria dos animais também aprecia, com excepção dos cães. Em Angola, a exemplo de outros países, é frequente a promoção de novos talentos musicais, através de concursos de imitação, onde os aspirantes a músicos esmeram-se para mostrar que conseguem imitar, sem errar.
Desde o Estrelas ao Palco, Angola em canta e outros concursos, deliciamo-nos a ver e a ouvir talentosas imitações, mas é pena que neste negócio as crianças “mostram” as pernas, enquanto são tratadas como adultos em miniaturas.
Hoje, com dificuldade, ouvimos música infantil, até mesmo nas festas de, e para crianças. Elas não dançam, dizem gostar de outras músicas, aquelas feitas e para adultos.
Adultos que preferem viver com saudade da músicas de Lucas de Brito, Yuri da Cunha, Sónia António e outros, ao invés de promoverem o gosto pelas novas músicas infantis.
A promoção de cantores infantis possível, por exemplo, tornando obrigatório, nos concursos de imitação para crianças, a escolha de músicas infantis, nacionais ou estrangeiras.
Ouvir crianças a cantarem “ vou dar-te um beijo”, “minha eterna namorada”, “ficar contigo é minha sina” é muito preocupante, principalmente para um país que quer resgatar os valores. Esse resgate só será possível com a existência de pessoas de referência, que incentivam a criança a viver com base à sua faixa etária.
Talvez em outro texto aborde a questão das danças e as crianças, concretamente, aquele estilo que não ouso escrever o nome, a mensagem que as mesmas transmitem e consequências, mas hoje, é sobre esses concursos de imitação pensados por adultos, com músicas de adultos e protagonizados por crianças.
Com esse queimar de etapas do maior público-alvo de músicas infantis, com muita dificuldade voltaremos a ouvir música como esta: “Mais o amigo é mãe, seja como for. Dá luz na gente sem nada cobrarMais a outro amigo mãe que conhece a gente Quando a gente tem…”
Extracto da musica Amigo de Yuri da Cunha *Comunicólogo
Por: LOPES MORAIS