Uma criança que pratica desporto aprende a trabalhar em equipa e compreende a importância do próximo no convívio social, estimulando, além da convivência em grupo, o respeito aos amigos, familiares e professores.
As Olimpíadas Escolares resgatam a importância das competições estudantis, promovendo a inclusão social a partir de uma prática positiva e saudável e abrindo espaço para os novos talentos.
Mais do que um evento com competições simultâneas de diversas modalidades representa a união de atletas, dessa forma, propagando um ideal.
O Olimpismo, termo utilizado para designar o conjunto de valores olímpicos, utiliza o desporto como ferramenta pedagógica para a construção e fortalecimento de valores, visando a construção de um homem melhor e uma sociedade mais justa. A criança conhece os limites e aprende a superar as dificuldades.
O desporto tem a capacidade de integrar crianças e jovens na sociedade, transformar suas vidas e reduzir preconceitos e estereótipos. Por isso, o desporto é um grande aliado da Educação.
Se deixarmos de olhar a parte competitiva, mas sim para o desenvolvimento da prática desportiva, veremos que o desporto é um agente na busca por princípios e valores sociais, morais, éticos e de inclusão, além do desenvolvimento físico e promoção da saúde.
Por essas razões, ele está presente nas escolas, seja pela Educação Física, ou mesmo pela prática de modalidades diversas e pela formação de equipas escolares.
A prática desportiva é promotora de qualidade de vida, transformação social e de construção da cidadania. O símbolo das Olimpíadas, criado pelo barão de Coubertin, faz referência à celebração das nações.
Os famosos “anéis olímpicos” representam os cinco continentes e suas cores, sendo o anel azul correspondente a Europa, o preto a África, o anel vermelho as Américas, o amarelo a Ásia e o verde a Oceania.
A forma entrelaçada dos anéis simboliza a união amistosa e pacífica das nações, ou seja, o espírito olímpico de união e interacção entre os povos, as escolas e a ética no desporto.
As Olimpíadas entre escolas nos mostra que tanto as crianças quanto os adolescentes aprendem a encarar o desporto como um elemento de mobilização social, bem como uma ferramenta para a promoção de uma cultura de paz e incentivo à convivência democrática, estimulando o trabalho colaborativo e o respeito à diversidade e à diferença.
Por: LUÍS CAETANO