A chamada que me indicava para a viagem à china foi recebida com grande surpresa…Quase que não acreditava…….Afinal não era um país qualquer, o país do gigante Asiático… Após o anuncio foi um processo de mais ou menos 20 dias de preparação.
Num total de 3 jornalistas angolanos partimos de Luanda para a China, onde chegamos exaustos depois de 14 horas de voo com escala no Dubai.
Eram praticamente 2 horas da manhã quando chegamos ao hotel Zi Yu, depois de termos sido recebidos no aeroporto pela Enjoy,uma jovem profissional muito competente naquilo que faz e foi simplesmente impecável… No amanhã seguinte, ou seja, numa segunda feira começava pontualmente o seminário para os profissionais da comunicação social de países africanos com quem a China mantem relações excelentes e estratégicas.
Foi um momento de muita espectativa, na verdade foi uma aventura particularmente para mim…Isto pelo facto de não falar fluentemente a língua inglesa e muito menos mandarim…(risos)…Foi um grande desafio, mas com a ajuda dos meus colegas José Caculo e Vladmir de Sousa, foi possível ultrapassar as barreiras da língua e me manter a par de tudo… E era assim o inicio de uma viagem de sonho, sim de sonho.
Entre formação e passeios turísticos na Grande China, ficava o entusiasmo e a curiosidade a cada dia…A China é tão somente um hino de surpresas, pois deitava por terra todas as informações, negativas, que tinha do país e do seu povo.
Beijing em particular é lindo, cidade grande, segura, andamos um e outro dia altas horas nas ruas de Beijing.E por falar em segurança… num destes passeios e por acaso a caminho da embaixada de Angola em Beijing, onde tínhamos um encontro de cortesia com o embaixador de Angola na China, sem perceber, deixei o meu telemóvel no táxi.
Apenas quase 45 minutos depois, e de termos terminado a conversa com o senhor embaixador é que senti falta do mesmo…e já só tínhamos mais 2 dias nas terras de Chao Ming…(pânico…risos)..não sabia o que fazer…. Mas tranquilamente um alto funcionário da embaixada de Angola na China, Odair Francisco, acalmou-me e disse-me com toda a segurança, que se tinha a certeza que tinha deixado o telemóvel no táxi, iriamos recuperar o aparelho…eu quase chorava…(risos) Lá ele entrou no aplicativo, achou o taxista e pós a falar com ele em Madarim, explicou-lhe tudo…… Foi mais ou menos uma conversa de 10 minutos….(risos), eu aflita e pela demora da conversa já estava convencida que tinha perdido o meu telefone….( risos ) Para a minha felicidade e claro dos meus colegas que também estavam preocupados, o taxista confirmou a presença do telefone no banco de tráz do carro, pois foi lá onde me tinha sentado…uff.. que alivio…(risos ) Não recebi o telefone na mesma noite, pois o taxista tinha feito uma viajem para um pouco mais distante então não lhe dava jeito.
No dia seguinte, a meio da manhã o taxista deixou o telefone na embaixada de Angola e momentos depois já estava de volta nas minhas mãos…Era só alegria…(risos ), Eu nem queria acreditar que aquilo estava a acontecer.
Era a confirmação, que sim, naquela cidade na se perdia, desde que tivesses noção de onde terias deixado…a segurança e disciplina em Beijing é um facto. Cidade com prédios enormes, não há espaços vazios em Pequim, cada milímetro de terra é bem aproveitado, se não são arvores, flores são prédios, o meu pescoço quase doía de tanto admirar as infraestruturas, os enormes edifícios… Mil milhões de carros nas ruas..oh céus ,um carro mais moderno que o outro, um mais lindo que o outro.
Nunca vi tantos carros bons e bonitos ao mesmo tempo… A Visita a Grande Muralha foi dos pontos mais altos da presença no país…foi de suspirar.
Escalar a grande muralha da China foi um grande desafio concluído com sucesso e algumas pausas pelo trajeto para hidratar e recuperar o fôlego. Deu para revigorar… 5 dias depois embarcamos para Ganso…a mais ou menos 3horas voo.
Uma província apaixonante, aparentemente calma, rodeada de montanhas, diga-se de passagem, muito agradável de ver. Fomos muito bem-recebidos, muito bem acomodados.
Visitamos municípios e uma comuna com grandes projetos agrícolas, com realce para produção de tomate cereja, muito apreciado entre os chineses.
Visitamos também, um centro desportivo, um jornal e uma cadeia de televisão local e um museu. Ainda em Beijing visitamos, importantes centros de produção de televisão e rádio.
Visitamos o grande China Daile, tivemos contacto com importantes figuras da vida politica de Ganso e não só.
A equipa constituída pelo Eric, Enjoy Yu, Icey, e Virgínia, todos do CICG, foram muito prestativos, sempre dispostos a ajudar e preocupados com o nosso bem-estar.
Foram impecáveis e contribuíram bastante para que a nossa estadia na China fosse mais fácil, principalmente para mim que nem inglês falava.
Bem, que a Sra. Vera Wang, me tinha dito que podia participar no seminário a seguir que seria totalmente em português, mas eu, não queria perder por nada esta grande e maravilhosa oportunidade de conhecer este país do gigante asiático, (risos).
Preparei-me muito bem. Internet nas salas onde decorreram o seminário era das melhores, gravei todas as comunicações com tradução na hora.
Foi mesmo uma aventura, e bem-haja China, país do qual guardo eternas e positivas recordações…(risos).
Por: FELISBELA WEGIE