O futebol é um desporto inclusivo em África, que alimenta a participação de milhões de pessoas, e devido a isso, da mesma forma que os jogos podem ser acompanhados nos estádios, pela televisão ou pela internet, é também um grande negócio nas casas de apostas.
O futebol é, na actualidade, um dos fenómenos sociais mais importantes em África, que tem a capacidade de produzir diversos outros fenómenos, mobilizar o público e suscitar angústias.
Os aspectos culturais, económicos, sociais e políticos constroem a sua pluridimensionalidade com repercussão às fronteiras dos países africanos. Assim sendo, o futebol é um fenómeno social total e é também um fenómeno local.
Estudar o futebol numa determinada zona geográfica permite analisar a dimensão sócio-económica de um determinado país.
Em época da Taça das Nações Africanas, bares e restaurantes ficam cheios de pessoas com olhos atentos ao televisor, nervosos em jogadas erradas e fervorosos no momento do golo. Por outro lado, a máxima de que o futebol é “festa” ganha força entre uma boa parte dos africanos neste período.
No entanto, é inegável que o CAN mobiliza milhares de adeptos em torno do mesmo propósito: apoiar a selecção do seu país.
Assim, e tal como acontece no resto do mundo, o cenário de competitividade e abrangência do futebol segue as tendências propostas pela globalização.
Por: LUÍS CAETANO
Viva o futebol africano!