Conhecida pelas suas opiniões controversas, Victoria Spartz (congressista republicana pelo estado de indiana) sugeriu que a Ucrânia devesse ceder território à Rússia e substituir o actual líder ucraniano, Vladimir Zelensky, para evitar a perda total do país
a congressista Victoria Spartz desafiou a orientação do seu partido e participou em assembleias municipais, enfrentando críticas de eleitores, mas não se furtou de expressar opiniões controversas sobre o conflito ucraniano, sugerindo que o país deveria ceder território à Rússia e substituir Vladimir Zelensky para evitar a perda total do país. “Como eu disse, há dois anos, a melhor coisa é vencer guerras o mais rápido possível. O tempo que leva geralmente não termina muito bem para as democracias”, disse ela.
Spartz disse ao The Telegraph que acredita que a Ucrânia não está em posição de exigir a manutenção do seu território, especialmente porque não está a ganhar o conflito. Ela disse apoiar a decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de negociar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, e criticou a postura do ex-presidente Joe Biden por não fornecer a ajuda necessária para a Ucrânia.
A congressista também criticou Zelensky por prejudicar o povo ucraniano e insultar o presidente norte-americano, pedindo aos ucranianos que votem contra ele para alcançar uma paz duradoura. Spartz foi uma das primeiras defensoras do apoio dos EUA à Ucrânia, mas votou contra um pacote de ajuda de USD 61 biliões, acusando o governo ucraniano de corrupção.