A recente reunião do Fórum de Cooperação Económica ÁsiaPacífico (APEC, na sigla em inglês) mostrou as diferenças entre o presidente chinês e o líder norte-americano
O especialista em política internacional Demián Bia afirmou à Sputnik que Xi Jinping se destacou pela sua diplomacia e liderança, mostrando-se sensato e profissional, enquanto o presidente americano, Joe Biden, foi criticado pela sua atitude hostil e errática.
“Enquanto Xi afirmou, antes do início da reunião, que o planeta Terra era grande o suficiente para os dois países, assegurando aos empresários dos EUA e da China que queria ser visto novamente como um amigo e que não haveria um completo desvinculamento entre os dois países, Biden declarou que o seu país estava a fazer as coisas melhor que Pequim e, quando terminou o encontro com o líder chinês, afirmou à mídia que Xi é um ditador”, destacou o analista.
O especialista também ressaltou a postura de Xi Jinping a favor do livre comércio e a integração da economia regional, contrastando com a retórica proteccionista de Biden.
“O líder chinês mostrou altura e pragmatismo, tanto com Biden como nas suas intervenções públicas, e no diálogo com os executivos americanos, dizendo que era necessária a colaboração e não o confronto para gerar confiança, e que os países devem ser parceiros e não concorrentes”, observou.
Ele também sugere que a China está a emergir como um líder global, enquanto os EUA estão a perder a influência na região Ásia-Pacífico.