Donald Trump foi formalmente acusado por um grande júri pela alegada tentativa de reverter os resultados das eleições de 2020. O processo terminou com a invasão ao Capitólio.
A informação foi confirmada por Trump depois do anúncio na rede social Truth Social.
Das quatro acusações constam conspiração para defraudar os EUA, mas também conspiração para obstruir procedimentos legais, obstrução e tentativa de obstrução de procedimentos locais e conspiração contra a lei, incluindo a adulteração de testemunhas.
De acordo com a cadeia de televisão norte-americana CNN, a equipa legal do ex-presidente dos EUA já preparou uma resposta para a acusação.
Este é o terceiro processo criminal movido contra Trump, que está de olho num segundo mandato na Casa Branca.
O caso é particularmente relevante, porque acusa Trump de atacar os alicerces da democracia num esforço para se agarrar ao poder.
Trump foi intimado a comparecer em tribunal em Washington esta quinta-feira, 3.
O ex-presidente dos EUA já enfrenta acusações por alegada posse de documentos classificados. Também foi acusado de falsificação de registos comerciais e de suborno a uma atriz pornográfica.
Trump descreveu a possível acusação como “outra tentativa” de encobrir “as más notícias sobre suborno e extorsão vindas do ‘lado’ de Joe Biden.”