A Rússia, supostamente, teria roubado os desenhos técnicos de um míssil “super-duper”, declarou o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, num comício de apoiantes no Estado norte-americano de New Hampshire, nessa Terça-feira (24)
“Vocês sabem que a Rússia roubou um foguete ‘super-duper’, esses voam super-rápido. Eles roubaram durante a administração de Barack Obama. Roubaram os desenhos classificados e o construíram”, disse Trump durante o seu discurso. Entretanto, ele não especificou de que sistemas exactamente se trata.
‘Temos o nosso próprio míssil’
O porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, comentou as palavras do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o suposto roubo pela Rússia dos desenhos técnicos do míssil “super-duper”.
“Temos o nosso próprio míssil, um belo míssil. Tenho dificuldade em dizer se o nosso míssil se encaixa no entendimento de Trump como ‘super-duper’. Mas é um bom míssil, que não tem análogos no mundo, e não é apenas um”, disse Peskov aos jornalistas.
Rússia impediu roubo de suas tecnologias pelos EUA Por sua vez, em relação ao assunto, o especialista militar russo Aleksei Leonkov disse à Sputnik que os EUA estão muito atrás da Rússia em mísseis hipersónicos, já foram impedidas várias tentativas dos americanos de roubar dados sobre as tecnologias russas relevantes. “Trump diz que os desenhos técnicos foram roubados.
Mas, esperem lá, esses desenhos foram feitos por alguém, onde está essa pessoa ou grupo de pessoas? Os desenhos também não são feitos num único exemplar.
Neste caso, onde estão os [mísseis] hipersónicos americanos? Isso não tem a ver com os desenhos, mas com as tecnologias. Estávamos à beira de obter progressos antes do colapso da União Soviética”, observou ele.
Os EUA estão atrás da Rússia e da China no desenvolvimento de armas hipersónicas.
Essas armas já estão em serviço de combate e têm sido usadas em operações militares.