A Rússia lançou na madrugada de ontem 74 ‘drones kamikaze’ iranianos Shahed contra o território ucraniano, dos quais 60 foram abatidos pelas defesas aéreas do país, declarou a força aérea da Ucrânia num comunicado
As autoridades ucranianas ainda não comunicaram a existência de vítimas mortais ou danos materiais importantes após este ataque russo. Esse foi o terceiro ataque massivo com ‘drones’ que a Rússia realizou contra o território ucraniano esta semana.
Os ‘drones’ foram interceptados nas regiões de Kharkiv e Sumi (nordeste), Donetsk (leste), Cherkasi, Kirovograd, Polatva e Dnipropetrovsk (centro), Kiev (norte) e Kherson (sul), segundo a nota da força aérea ucraniana.
Durante as primeiras horas de segunda-feira, as forças do Kremlin dispararam um total de 109 ‘drones’ Shahed contra várias regiões da Ucrânia, dos quais 99 foram abatidos pela força aérea ucraniana. A Rússia lançou simultaneamente 127 mísseis, causando danos em numerosas infraestruturas elétricas ucranianas.
A Rússia voltou a atacar a Ucrânia na terça-feira com 81 ‘dnes’, dos quais 60 foram intercetados pelas defesas aéreas ucranianas. Os ‘drones kamikaze’ Shahed são uma tecnologia relativamente barata, capaz de atingir alvos de longo alcance e que a Rússia adquire aos seus aliados iranianos.
A Procuradoria ucraniana anunciou na quarta-feira que está a investigar um general da Guarda Revolucionária do Irão pela sua responsabilidade na transferência destes ‘drones’ para a Rússia.