O exército israelita afirmou ter destruído, nas últimas horas, 100 lançadores de foguetes do grupo islamita palestiniano Hamas em Beit Lahia, no Norte da Faixa de Gaza
“Durante a actividade das Forças de Defesa de Israel, na zona de Beit Lahia, as tropas localizaram cerca de 100 instalações de foguetes e 60 foguetes prontos a serem utilizados”, indicou um comunicado militar, citado pela agência de notícias EFE.
O exército disse, além disso, que matou dezenas de militantes do Hamas, identificando-os como terroristas.
“Numa operação coordenada entre as tropas terrestres e aéreas em torno do campo de refugiados de Shati, também no Norte, enviaram-se aviões e um helicóptero para atacar nove agentes terroristas”, acrescentou.
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, anunciou na Segundafeira, neste local, que a “fase intensiva” da guerra tinha terminado no Norte da Faixa de Gaza, onde as tropas se íam agora concentrar em operações específicas para destruir instalações do Hamas ou contra alvos localizados.
Gallant prometeu ainda que em breve”, a guerra irá abrandar em Khan Younis, no Sul do enclave, onde se concentra, actualmente, a maior parte dos combates, sendo a prioridade de Telavive os líderes do Hamas Yahya Sinwar e Mohamed Deif, que se acredita estarem escondidos em túneis subterrâneos na cidade.
O conflito em curso entre Israel e o Hamas, que governa a Faixa de Gaza desde 2007, foi desencadeado pelo ataque do movimento islamita palestiniano em território israelita em 7 de Outubro, que fez perto de 1.200 mortos e 240 reféns.
A resposta de Israel já fez pelo menos 24.000 mortos e feriu mais de 60 mil na Faixa de Gaza.