O Ministério da Defesa de Taiwan anunciou, Terça-feira, a nomeação do comandante da Marinha, Mei Chia-shun, como chefe de Estado-Maior do Exército, num momento de escalada das tensões com a China, anuncia a Lusa
Mei Chia-shu vai substituir Chen Pao-yu, que se reforma no final do mês.
A nomeação ocorre num momento de escalada das tensões com a China, na sequência do encontro entre a Presidente de Taiwan, Tsai Ingwen, e o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, na Califórnia, Estados Unidos, a 05 de Abril.
Em resposta ao encontro, a China realizou quatro dias de manobras militares intensas em torno de Taiwan, incluindo a simulação de um bloqueio da ilha, que envolveu o Shandong, o segundo porta-aviões chinês e o primeiro de fabrico nacional.
Mei toma posse a 01 de Maio e o cargo que ocupa como comandante da Marinha vai ser assumido por Tang Hua, agora vice-chefe do EstadoMaior, de acordo com a agência de notícias oficial taiwanesa (CNA).
Já o vice-ministro da Defesa, responsável pelo armamento, Wang Hsin-lung, vai desempenhar funções de assessor para a estratégia militar do Gabinete Presidencial.
A China e Taiwan são governadas separadamente desde o fim da guerra civil chinesa, em 1949, mas Beijing reclama a soberania da ilha democrática.