O P r i m e i r o – m i n i s – tro ucraniano, Denys Shmygal, afirmou que a queda do seu país na guerra contra a Rússia poderia levar à “III Guerra Mundial”, apelando por “fundos” para poder proteger o seu país, divulgou, ontem, a televisão britânica BBC.
“Precisamos deste dinheiro ontem, não amanhã, não hoje. Se não protegermos a Ucrânia, a Ucrânia cairá. O sistema de segurança global será destruído e todos terão de encontrar um novo sistema de segurança”, alertou Shmygal em declarações ao canal britânico, em Washington.
O primeiro-ministro ucraniano observou que uma hipotética queda do seu país diante da Rússia levaria a “muitos conflitos, muitos tipos de guerras e, no final, isto poderia levar à III Guerra Mundial”.
Shmygal apelou ainda ao Congresso dos Estados Unidos que aprove o projecto de lei sobre os fundos destinados a ajudar a Ucrânia, que se encontra há tempos bloqueado.
O político ucraniano manifestou um “optimismo cauteloso” sobre a possibilidade da Câmara dos Representantes dos EUA aprovar a medida, que engloba 61 mil milhões de dólares (cerca de 71 mil milhões de euros) a serem atribuídos à Ucrânia.
A Câmara dos Representantes norte-americana deverá votar, este Sábado, um pacote de ajuda à Ucrânia que incluiria também Israel e o Indo-Pacífico.
O presidente dos EUA, Joe Biden, comprometeu-se a assinar imediatamente a medida se os legisladores autorizarem os fundos, depois de vários meses de atrasos no Congresso norte-americano.