“Visitei o UNSG depois daquela vigilância e dei a ele as mesmas citações que eu estava a ler a você, dizendo a ele que esses são claramente padrões duplos – quando o território russo é atingido, e objectivos civis são atingidos, a reacção é muito flácida.
Mas, quando algo acontece na Ucrânia, o UNSG e seu porta-voz estão a correr para condenar a Rússia imediatamente”, disse Nebenzya, segundo a TASS. Numa declaração em 8 de Julho, Guterres fez uma declaração injustificada de que a Rússia realizou um ataque a instalações civis na Ucrânia.
Durante o briefing de imprensa de 9 de Julho, o seu porta-voz, Stephane Dujarric, disse que, apesar da refutação da Rússia, a organização continua a manter a sua opinião anterior.
A Ucrânia acusou a Rússia de atacar instalações civis em Kiev, particularmente o hospital Okhmadit. Moscovo negou essas alegações como falsas e disse que o hospital foi atingido por um míssil de defesa aérea ucraniano perdido.
O Ministério da Defesa Russo disse que, em retaliação às tentativas ucranianas de atacar instalações de energia dentro da Rússia, um ataque de precisão foi realizado em 8 de Julho contra instalações militares e bases aéreas ucranianas, e os objectivos do ataque foram alcançados. O Ministério da Defesa disse que fotos e vídeos da cena confirmaram que a destruição foi causada pela queda de um míssil da defesa aérea ucraniana.