O candidato presidencial democrata Robert F. Kennedy Jr. disse nessa Quartafeira (3) que o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, tinha uma chance de evitar o conflito com a Rússia simplesmente recusandose a ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
“Em 2019, o actor e comediante Vladimir Zelensky concorreu como candidato à paz vencendo a presidência ucraniana com 70% dos votos.
Como Benjamin Abelow observa no seu brilhante livro, ‘Como o Ocidente trouxe a guerra à Ucrânia’, Zelensky quase certamente poderia ter evitado a Guerra de 2022 com a Rússia simplesmente proferindo cinco palavras ‘Não vou ingressar na OTAN’”, disse Kennedy na sua conta no Twitter.
De acordo com Kennedy, Zelensky foi forçado a continuar o caminho perigoso para a OTAN por neoconservadores na administração Biden e por violentos elementos fascistas dentro do governo ucraniano.
Além disso, Zelensky até permitiu que os Estados Unidos colocassem os seus lançadores de mísseis Aegis com capacidade nuclear ao longo da fronteira de 1.200 milhas da Ucrânia com a Rússia, provocando este país, acrescentou o candidato presidencial.
Moscovo lançou a sua operação militar especial na Ucrânia em 24 de Fevereiro de 2022.
Delegações russa e ucraniana se envolveram em várias rondas de negociações de paz desde então, mas as negociações acabaram por chegar a um impasse.
A Rússia insistiu que está aberta para negociações com a Ucrânia, mesmo depois que o presidente ucraniano Vladimir Zelensky assinou um decreto proibindo negociações com Moscovo, em Outubro de 2022.