Conhecido também como encontro das instituições de Bretton Woods, o certame acontece dois anos consecutivos em Washington e um ano num dos países membros do FMI e do GBM, sendo em 2023 realizado de 9 a 15 de Outubro, no Reino de Marrocos.
Neste ano, a participação da delegação angolana nesse evento é marcada e antecipada pelo anúncio da visita histórica a Angola do Presidente norte-americano, Joe Biden, que reagendou a sua vinda ao país para a primeira semana de Dezembro próximo.
Segundo apurou a ANGOP, para o evento, a comitiva angolana, chefiada pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, está composta por vários membros do Governo, representantes da banca nacional, empresários, especialistas, entre outras individualidades.
Durante seis dias de evento, a delegação angolana vai participar em diferentes sessões e reuniões ao mais alto nível, dirigidas aos ministros e governadores dos bancos centrais do mundo, além de audiências e encontros com executivos de bancos internacionais e responsáveis de várias instituições de Bretton Woods, para analisar a conjuntura macroeconómica internacional.
Entre outros objectivos, esse encontro serve para promover a cooperação económica e comércio internacional, o emprego e a estabilidade cambial, mediante a disponibilização de recursos financeiros para os países membros para ajudar e equilibrar as balanças de pagamento dos países membros.
As Reuniões Anuais de Bretton Woods são antecedidas pelas Reuniões de Primavera do FMI, realizadas de 15 a 20 de Abril deste ano, em Washington, também com a presença de Angola.
Trata-se de um fórum único para discussão sobre a formulação de políticas económicas e analisa as perspectivas económicas mundiais, a erradicação da pobreza e o desenvolvimento económico, com a participação de responsáveis de bancos centrais, ministros das finanças e do desenvolvimento, parlamentares, executivos do sector privado, representantes da sociedade civil e académicos.
Criado em 1944, na Conferência de Bretton Woods, tendo iniciado a sua actuação em 1945, quando 29 países subscreveram o convênio constitutivo do organismo internacional, o FMI conta actualmente com 189 países-membros, incluindo Angola, que também é membro do Banco Mundial desde 1989.
Já o Grupo Banco Mundial, que também apoia os esforços de Angola destinados a reduzir a pobreza e promover o crescimento económico, é uma agência financeira internacional pertencente ao Sistema das Nações Unidas, sendo inicialmente criado no ano de 1944 para auxiliar as economias destruídas pela Segunda Guerra Mundial.
Com sede em Washington, o BM é responsável pela oferta de empréstimos a países pobres e emergentes com o propósito de acelerar o seu crescimento e desenvolvimento, bem como apoia com questões relacionadas a políticas económicas. Histórico de Washington Fundada a 13 de Outubro de 1792, a cidade de Washington, D.C.
constitui uma pedra fundamental da Casa Branca, por marcar o início da construção da residência oficial dos presidentes dos Estados Unidos de América. A cidade de Washington havia sido designada como a nova capital do país, com o intuito de ser um centro político independente de qualquer Estado, com a Casa Branca a tornar-se um símbolo do poder político norte-americano.
Washington é um dos 50 Estados, localizado na região dos chamados Estados do Pacífico. O Estado foi nomeado em homenagem ao líder das forças americanas da Revolução Americana de 1776 e primeiro Presidente dos Estados Unidos, George Washington.
Os nomes de muitas cidades e condados dos Estados Unidos homenageiam diversos Presidentes americanos, mas o Estado de Washington é o único estado americano a ser nomeado em homenagem a um Presidente americano.
Com uma população estimada em 7,7 milhões de pessoas, Washington é uma cidade compacta às margens do rio Potomac, vizinha aos estados de Maryland e Virgínia. Nela, destacam-se monumentos e prédios neoclássicos imponentes, como os que servem de sede aos três poderes federais: o Capitólio, a Casa Branca e a Suprema Corte.
A cidade também abriga museus emblemáticos e centros de artes cênicas, como o Kennedy Center. Economicamente, com a maior população de trabalhadores virada à ciência, tecnologia, engenharia e matemática, esse estado também é um importante parceiro de comércio exterior marítimo com a Ásia, com inúmeras rotas comerciais dos portos de Puget Sound.
A economia do Estado de Washington, responsável por 8% das exportações do país, fica atrás apenas de Nova Iorque, Califórnia e Texas, enquanto administra 6% das importações dos EUA é a base de muitas empresas gigantes, como Boeing, Starbucks e Microsoft, bem como de seus fundadores bilionários, Jeff Bezos e Bill Gate