O presidente russo Vladimir Putin chegou ao Azerbaijão para uma visita de Estado de dois dias, informou um correspondente da Sputnik, em Baku. O esperado é que as conversas se concentrem no desenvolvimento das relações bilaterais, bem como nas questões internacionais e regionais mais importantes
Na segunda-feira (19), o presidente russo participará numa cerimónia de entrega de coroas de flores aos pés de um monumento aos mártires do Janeiro Negro, a repressão aos manifestantes pelo então Exército Soviético em Baku, na noite de 19 para 20 de Janeiro de 1990, e depositará uma coroa de flores no túmulo de Heydar Aliev (1923-2003), presidente do Azerbaijão de 1993 a 2003 e pai do actual chefe do executivo azerbaijano.
Um evento oficial de boas-vindas ao presidente russo terá lugar na residência do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, que será seguido pelo encontro entre os dois líderes para tratar de negociações na presença das respectivas delegações.
O programa da visita prevê ainda a assinatura de vários acordos e uma declaração conjunta. De acordo com os materiais da visita, “em 2023, o comércio da Rússia com o Azerbaijão ascendeu a USD 4,1 biliões e, no primeiro semestre deste ano, aumentou 7,1%”.
Durante o período acima mencionado, os investimentos directos russos no Azerbaijão cresceram cerca de USD 4,2 biliões. Actualmente, mais de 1.200 empresas de capital russo operam no Azerbaijão.
O dia terminará com visitas ao complexo de desenvolvimento da Cidade Branca de Baku e à Catedral das Santas Miróforas, após as quais o presidente Aliyev oferecerá uma recepção de Estado em homenagem ao seu homólogo russo.