O protótipo do avião regional russo Superjet SJ-100, no qual cerca de 40 sistemas e equipamentos importados foram substituídos por outros de produção russa, realizou o seu primeiro vôo com sucesso, anunciou o Ministério de Indústria e Comércio da Rússia
“Este teste é um sucesso para milhares de pessoas e funcionários de empresas de construção de aeronaves e de radioelectrónica” que fazem parte da corporação industrial estatal Rostec, segundo o ministro de Indústria e Comércio, Denis Manturov.
Durante os 54 minutos de vôo, o avião atingiu uma altitude de 3.000 metros e uma velocidade de 343 km/h. A tripulação da aeronave no momento do teste correspondeu a dois pilotos de testes e um engenheiro, que verificou o funcionamento estável de todos os sistemas de produção russa, bem como o controlo e a estabilidade da aeronave no ar, de acordo com o comunicado.
“Os inventores e fabricantes da Rússia conseguiram implementar e incorporar na aeronave suas próprias soluções e tecnologias de concepção, incluindo aviónica, chassi, central eléctrica auxiliar, sistema de controlo integrado e sistemas de alimentação eléctrica, de ar-condicionado, de protecção contra incêndios e muitos outros”, acrescentou ele.
O protótipo do SJ-100 foi fabricado na empresa Yakovlev, parte da Corporação Unida de Construção Aeronáutica da Rússia, na cidade de Komsomolsk-no-Amur, no leste da Rússia.