O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, encontrouse na noite de ontem no Palácio do Eliseu com o presidente francês Emmanuel Macron e com o chanceler alemão, Olaf Scholz, num encontro que se segue à visita a Londres de Zelensky.
A confirmação oficial do Palácio do Eliseu só surgiu na tarde de ontem após alguns órgãos de comunicação franceses começarem a avançar a visita de Zelensky a Paris, a primeira desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Assim, Volodymyr Zelensky, após uma jornada de encontros em Londres, chegou a Paris ao final da tarde para uma reunião com Emmanuel Macron e com Olaf Scholz, que pôde incluir um jantar.
O Palácio do Eliseu ficou de dar mais pormenores sobre o encontro nas horas seguintes, com alguns meios de comunicação a avançarem que se trataria de um jantar de trabalho. Esta reunião acontece após o presidente Emmanuel Macron ter decidido fornecer na semana passada um sistema de defesa anti-aéreo, em conjunto com a Itália.
Quanto ao fornecimento de armamento pesado, o presidente francês tem-se mostrado aberto ao envio de material pesado, dizendo que “nada pode ser excluído” nesta ofensiva.