A Autoridade Nacional Palestina (AN P) alertou, anteontem que os distúrbios ocorridos na mesquita de Al-Aqsa podem “causar uma grande explosão” de violência na área e exortou o Governo israelita a “agir com responsabilidade”
“A Presidência palestiniana e o primeiro-ministro condenaram veementemente, ontem, o ataque da Polícia israelita à Mesquita Al-Aqsa, na Cidade Velha de Jerusalém, e o ataque a fiéis muçulmanos, alertando para as terríveis consequências desta acção”, declararam as autoridades palestinianas, citadas pela agência de notícias Wafa.
Nabil Abu Rudeina, porta-voz do Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, alertou Israel “para não cruzar as linhas vermelhas dos locais sagrados” e descreveu os eventos de ontem como uma agressão brutal contra o povo palestiniano que “inflamará a região” e pode “causar uma grande explosão” de violência.
“Consideramos o Governo de ocupação [israelita] totalmente responsável por qualquer deterioração [da situação na região].
Deve-se agir com responsabilidade e parar com este absurdo, que terá consequências perigosas para todos”, acrescentou o porta-voz, pedindo ao Governo dos Estados Unidos que “aja para acabar” com esta situação.