Durante uma visita à Rússia, o ministro das Relações Exteriores da Nigéria, Yusuf Tuggar, referiu que o país tenciona seguir uma política independente e que deseja vir a integrar o BRICS.
A Nigéria tem a intenção de se candidatar a membro do BRICS, após realizar os procedimentos internos necessários, disse o ministro das Relações Exteriores desse país, numa entrevista à Sputnik. Yusuf Tuggar chegou a Moscovo, na Quarta-feira (6), para uma visita oficial.
“Pretendemos fazer isso. Como eu disse, a Nigéria tem um sistema democrático deliberativo, então geralmente há muito envolvimento de vários grupos de interesse, diferentes órgãos internos, antes de tal acção ser implementada”, disse Tuggar.
O ministro destacou a importância da presença de Kashim Shettima, vice-presidente da Nigéria, na cúpula do BRICS de 2023 na África do Sul.
“Estamos muito interessados nisso e aguardamos com o maior interesse”, sublinhou o ministro das Relações Exteriores da Nigéria. Tuggar também sublinhou que a Nigéria não sucumbirá à pressão externa do Ocidente em relação à cooperação com a Rússia. “Vocês precisam entender uma coisa: a Nigéria não é o tipo de país que sucumba à pressão.
Temos essa opinião desde o início. Desde a independência, em 1960, aderimos ao Movimento Não Alinhado.
Estamos a fazer o que achamos certo para nós como país e ninguém está nos está a ditar nada”, disse Tuggar em resposta a uma pergunta da Sputnik sobre se o país está sob pressão do Ocidente por causa da sua cooperação com Moscovo.