As negociações sobre o cessar-fogo em Gaza e a libertação dos reféns israelitas e estrangeiros, sob custódia do Hamas, prosseguem em Doha (Qatar), numa altura em que o chefe dos serviços secretos israelitas (Mossad), David Barnea, abandonou o lo- cal das conversações
David Barnea “deixou Doha”, revelou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Majed al-Ansari, durante uma conferência de imprensa na Terça-feira, e acrescentou que “as equipas técnicas” continuam reunidas, mas não adiantou a data em que o “secreta” deixou Doha.
Segundo o porta-voz dos Negócios Estrangeiros, o chefe dos serviços secretos israelitas devia se encontrar com o primeiro-ministro do Qatar e com responsáveis egípcios nestas conversações, as primeiras desde o fracasso da semana passada visto que os mediadores não conseguiram garantir uma trégua antes do início do Ramadão, o mês sagrado muçulmano.
As equipas técnicas estão, actualmente, a analisar os detalhes de um potencial acordo, depois de os principais negociadores terem discutido as “questões principais”, disse Ansari.
“Estamos na fase em que esperamos que seja apresentada uma contraproposta ao Hamas. Esta não é a fase final do processo”, adiantou o diplomata.
“Não creio que possamos dizer que estamos perto de um acordo. Estamos cautelosamente optimistas, porque as negociações foram retomadas, mas é demasiado cedo para anunciar um êxito”, acrescentou.
Na Segunda-feira, um responsável do Hamas afirmou que o movimento aceitaria uma retirada parcial de Israel antes da troca de prisioneiros, atenuando as anteriores exigências de uma retirada total.