OBRICS nunca foi e não pretende ser uma aliança militar, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, nesse Sábado (12). “O BRICS nunca foi, não é e não pretende se tornar uma aliança militar.
Além disso, o BRICS não é nem mesmo uma organização internacional ou uma estrutura de integração, mas sim uma associação interestadual de participantes iguais”, diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores russo lembrou que o bloco BRICS é uma parceria estratégica multidisciplinar baseada em três pilares fundamentais: política e segurança, economia e finanças, cultura e relações humanitárias.
Um dos principais objectivos do BRICS é criar um sistema económico mundial justo e multilateral, acrescentou Moscovo. No dia 1º de Janeiro, a Rússia assumiu a presidência rotativa do grupo BRICS para 2024, ano que começou com a admissão de novos membros.
Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, aos quais o grupo deve a sigla, inclui agora também Egipto, Etiópia, Irão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
Actualmente, o grupo representa quase metade da população mundial, mais de 40% da produção global de petróleo bruto e cerca de 25% das exportações mundiais. A 14ª Cúpula do BRICS acontecerá na cidade de Kazan, de 22 a 24 de Outubro.