O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, afirmou ontem que a entrada da União Africana (UA) no G20 será “transformadora” para um continente que está “na linha da frente da abordagem de assuntos globais” “Moçambique acolhe com muito agrado a decisão de se aceitar a UA como membro pleno do G20.
África está na linha da frente na abordagem de assuntos globais, incluindo os relativos às mudanças climáticas, segurança alimentar e reformas de instituições financeiras internacionais”, escreveu Filipe Nyusi, numa mensagem na sua conta oficial na rede social Facebook.
Para o chefe de Estado, “é essencial que África tenha plena voz na tomada de decisão sobre assuntos globais”.
“Com a segunda população mais jovem, o continente está prestes a mostrar maior desempenho em relação ao resto do mundo em termos de crescimento económico nos próximos dois anos, quanto ao Produto Interno Bruto”, escreveu ainda.
O G20 decidiu no Sábado, na reunião em Nova Deli, Índia, incluir a UA como membro permanente do bloco, que agrega as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia.
“Estou confiante em que a participação da UA será transformadora pelo impacto do G20 e no avanço dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou Filipe Nyusi.
Enquanto membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, acrescentou, “Moçambique está determinado a fazer a sua parte na busca de soluções africanas para os desafios africanos, ao nível nacional, continental e internacional”.