O exército ucraniano disparou vários mísseis contra a ponte de Chongar, que liga as regiões ucranianas anexadas de Kherson e da Crimeia, um dos quais danificou o seu pavimento rodoviário, disse ontem o governador prórusso da região de Kherson.
“O inimigo efectuou um ataque com mísseis nas proximidades da ponte de Chongar, no Norte da Crimeia. Parte dos mísseis foi abatida, mas um atingiu o alvo. Há danos no pavimento automóvel da ponte e as reparações já começaram.
Não há vítimas”, escreveu Vladimir Saldo, na rede social Telegram.
O governador de Kherson afirmou também que se tratou de um míssil britânico Storm Shadow que danificou a ponte e uma escola na localidade de Chongar.
De acordo ainda com o representante pró-russo, a Ucrânia lançou 12 mísseis, “nove dos quais foram abatidos pela nossa defesa antiaérea”.
“O principal acto vil do regime [de Kiev] é o ataque à escola local”, escreveu também Vladimir Saldo na rede social Telegram.
Além disso, o gasoduto que abastece a localidade de Huenichesk foi danificado durante o ataque, deixando “mais de 20 mil habitantes da cidade sem gás”.
No entanto, “a ligação com a Crimeia mantém-se através das pontes de Cháplinka e Armiansk”, adiantou.
“Peço aos condutores que tenham isto em conta quando planearem as suas viagens”, acrescentou.
Este é o segundo ataque realizado a esta ponte, depois do que foi realizado em 22 de Junho deste ano e que tem como objectivo impedir a passagem das tropas russas da Península da Crimeia para o Leste da Ucrânia.