As Forças Armadas de Israel começaram a evacuar os civis palestinianos da cidade de Rafah ante a ameaça de ataque à cidade no Sul de Gaza, relatou, na Segunda-feira (6), a Rádio do Exército israelita.
Os militares israelitas pediram aos palestinianos nas partes orientais de Rafah que se mudassem para uma “área humanitária” próxima. Segundo a rádio, as evacuações estavam concentradas em alguns distritos periféricos de Rafah, de onde as pessoas seriam levadas para zonas de tendas nas proximidades de Khan Yunis e AlMawasi.
Num comunicado, os militares disseram que cartazes, mensagens de texto, telefonemas e anúncios na mídia seriam usados para “incentivar […] o movimento gradual de civis nas áreas especificadas”. I
srael, que desenvolve uma acção militar na Faixa de Gaza desde Outubro de 2023, após um ataque inicial do Hamas, afirma que Rafah abriga milhares de combatentes do movimento palestiniano e que a vitória é impossível sem tomar a cidade.
No entanto, com mais de um milhão de palestinianos desalojados refugiados em Rafah, além de mais de 30 mil mortos e quase 80 mil feridos no total, organizações internacionais e até vários países ocidentais têm expressado preocupação com as consequências de tal operação militar.