O jornal The Washington Post revelou que as autoridades ucranianas temem que a contra-ofensiva das suas forças não atenda às expectativas do Ocidente. De acordo com a mídia americana, os líderes do regime de Kiev estão a tentar “não criar esperanças” com relação à contra-ofensiva, tão “esperada” pelos países ocidentais.
Mesmo com toda a confiança do Ocidente, o ministro da Defesa da Ucrânia, Aleksei Reznikov, tratou de reduzir a esperança dos seus patrocinadores, afirmando que “o mundo sobrestimou as expectativas da campanha de contra-ofensiva ucraniana”.
O jornal ainda destaca que as missões da Ucrânia estão a ficar cada vez mais complicadas, devido aos desafios que enfrentam, como a falta de armas e de caças ocidentais de longo alcance.Com este cenário nada favorável, o The Washington Post observou que o fracasso do regime de Kiev poderia comprometer o apoio ocidental, o grande temor do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.
Desta forma, Zelensky continua a aumentar a pressão sobre os seus apoiantes, em busca de material adicional, nomeadamente caças.
Apesar de afirmar que os caças norte-americanos F-16 seriam fundamentais para uma “vitória” ucraniana, Zelensky enfatizou que não vai esperar pelas aeronaves para iniciar a sua campanha.