Mais de um milhão de pessoas ficaram sem electricidade no Leste do Canadá, Quartafeira à noite, devido a uma tempestade que danificou as linhas eléctricas, disseram as autoridades, citadas pela Agência France Press (AFP).
A província do Quebec estava sob alertas de chuva e gelo, emitidos pelo Ministério do Ambiente, com as autoridades a avisarem, Quarta-feira, que “uma acumulação de gelo podia quebrar ramos de árvores”.
Mais de 945 mil clientes da HydroQuebec ficaram sem electricidade já cerca da 01h00 TMG (02h00 de ontem em Angola), de um total de 4,5 milhões.
“Os cortes são principalmente causados pela queda de ramos ou árvores que cedem sob o peso do gelo”, de acordo com o site do fornecedor de electricidade.
Quase metade de 440 mil árvores estão em Montreal, onde várias equipas municipais estão a limpar estradas danificadas por árvores caídas e fios derrubados.
A Polícia estava a receber um “elevado volume de chamadas relacionadas com a tempestade de gelo”, enquanto o presidente da câmara de Montreal, Valérie Plante, pedia cuidado e vigilância.
Na província vizinha de Ontário, mais de 112 mil clientes estavam também sem electricidade devido a uma tempestade de inverno que “causou a queda de árvores e ramos em linhas eléctricas”, de acordo com a empresa fornecedora de electricidade Hydro One.
Na capital canadiana, Ottawa, os alertas foram levantados à noite.