Mais de 30 pessoas estão a candidatar-se ao cargo de presidente da Rússia, pelo que a campanha será competitiva, adiantou a directora da Comissão Eleitoral Central (CEC) da Rússia. “É claro que a campanha será competitiva, porque é óbvio que haverá mais do que um candidato.
Em todo o caso, existem actualmente mais de 30 candidatos”, afirmou Ella Pamfilova, numa entrevista à Tass, essa Terça-feira. A directora do CEC salientou ainda que agora os candidatos têm “tempo de organização”, “realizam eventos, os partidos realizam congressos”.
“Na minha opinião, o nível de competição não depende tanto do número de candidatos mas da sua qualidade”, acrescentou Pamfilova. Recorde-se que as eleições na Rússia vão realizar-se entre os dias 15 e 17 de Março de 2024 e os territórios ocupados pela Rússia no Leste e no Sul da Ucrânia também vão participar na votação.
Vladimir Putin está a tentar obter um novo mandato de seis anos no Kremlin. Quase todos os principais opositores políticos, como o activista Alexei Navalny, foram presos ou forçados ao exílio. Em teoria, o actual chefe de Estado russo pode permanecer no Kremlin até 2036, ano em que completa 84 anos.