Na maior cidade do país asiático, Lula terá reunião com Dilma – que agora mora em Shanghai para chefiar o Banco do BRICS visitará a Huawei e jantará com o secretário-geral do Partido Comunista.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Shanghai às 22h40 locais, cumprindo a sua primeira etapa na visita à China.
A agenda do presidente para o dia 13, conta com o encontro com a ex-presidente, Dilma Rousseff, que agora reside em Shanghai após assumir a presidência do Banco do BRICS.
À tarde, Lula fará uma visita à fábrica da Huawei.
A empresa já havia convidado o mandatário para conhecer as instalações da fábrica desde o primeiro momento em que a sua viagem foi anunciada, conforme noticiado.
Em seguida, está prevista uma audiência seguida de um jantar com o secretário-geral do Partido Comunista, de acordo com o jornal “O Estadão”.
No dia seguinte [hoje], o mandatário brasileiro segue para Pequim, onde encontrará o seu homólogo Xi Jinping.
Com tudo que vem sendo ventilado, Lula e Xi devem assinar mais de 20 acordos bilaterais, e há oportunidade do Brasil assinar um memorando de entendimento para a sua entrada na iniciativa chinesa da Nova Rota da Seda.
Inicialmente, a visita de Lula da Silva ao país asiático seria no fim de Março, mas Lula foi diagnosticado com pneumonia e, por orientação médica, remarcou a viagem.