O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, vai deslocar-se a Nova Iorque de 22 a 24 de Janeiro para participar nos debates do Conselho de Segurança da ONU sobre os conflitos no Médio Oriente e na Ucrânia Sergei Lavrov “deve participar no debate trimestral do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, anunciou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, antes de a agência noticiosa estatal russa Tass informar que o ministro vai deslocar-se efetivamente para Nova Iorque para a ocasião.
Maria Zakharova disse que nas sessões sobre o Médio Oriente “está prevista a continuação do debate sobre as formas de resolver a atual crise relacionada com o conflito israelo-palestiniano”.
A Rússia, que condenou os bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza, apelou ao cessar-fogo no Médio Oriente e anunciou que a escalada poderia assumir “proporções regionais”.
Moscovo também condenou os ataques aéreos dos Estados Unidos e do Reino Unido contra os rebeldes huthis apoiados por Irão no Iémen, em resposta ao lançamento de mísseis contra navios no Golfo de Aden e no Mar Vermelho.
“A questão ucraniana é uma boa oportunidade para transmitir, uma vez mais, a posição da Rússia à comunidade internacional”, acrescentou Zakharova.