O chefe da diplomacia russa, sergei Lavrov, comentou a possível entrega de mísseis de longo alcance ATACMS para as mãos de Kiev, que vê como parte de uma tentativa de “infligir uma derrota estratégica à Rússia”.
Os EUA estão a administrar a guerra contra a Rússia na Ucrânia, disse Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores do país, numa entrevista ao canal russo Rossiya 1.
Ele comentou a possível decisão de Washington de fornecer a Kiev mísseis de alcance ainda mais longo. “O que está acontecendo é que a Ucrânia foi preparada há muitos anos para lutar com as suas mãos e os seus corpos para infligir uma derrota estratégica à Rússia.
Não importa o que digam, eles estão a administrar essa guerra, estão a fornecer armas, munição, inteligência, dados de satélite – eles estão a travar uma guerra contra nós”, disse Lavrov.
A mídia americana disse, antes da visita de Vladimir Zelensky aos EUA, que Washington está perto de uma decisão de transferir mísseis ATACMS, que têm um alcance de cerca de 300 km, e que podem ser lançados por sistemas de foguetes de lançamento múltiplo Himars.
O jornal Politico citou, na Segunda-feira (11), as suas fontes como dizendo que Kiev estava a pressionar os EUA sobre essa questão.
Enquanto isso, o portal Axios afirmou que Washington não anunciará a decisão de envio dos ATACMS durante a visita do líder ucraniano.