Confirmação surge depois de Trump ter dito que ia falar com Putin para pôr fim à guerra na Ucrânia
O porta-voz do Kremlin confirmou que há uma conversa entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, prevista para esta terça-feira.
“Sim, é de facto esse o caso”, confirmou Dmitry Peskov, em resposta a uma pergunta sobre o tema feita pela agência estatal russa TASS. “Essa conversa está a ser preparada para terça-feira”, acrescentou. Peskov não quis adiantar mais pormenores sobre esta conversa, que ocorrerá por via telefónica.
“Nunca fazemos isso, não nos antecipamos”, disse. Note-se que a confirmação surge depois de o presidente dos Estados Unidos ter dito que ia falar com Putin na terça-feira, para tentar pôr um fim à guerra na Ucrânia. “Veremos se temos algo a anunciar talvez até terça-feira.
Falarei com o Presidente Putin na terça-feira”, disse Trump aos jornalistas no avião presidencial, no domingo à noite.
O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse que iria falar com o homólogo russo, Vladimir Putin, na terça-feira, para tentar pôr um fim à guerra na Ucrânia.
Embora a Rússia tenha falhado o objectivo inicial da invasão, lançada em Fevereiro de 2022 – de derrubar o governo da Ucrânia e controlar o país – ainda controla grandes áreas do Estado vizinho.
Trump disse que as regiões ocupadas pela Rússia no leste da Ucrânia e as centrais eléctricas irão fazer parte das negociações.
Na sexta-feira, o Kremlin afirmou que Putin tinha entregado uma mensagem a Trump sobre a proposta do enviado norte-americano para um cessar-fogo na Ucrânia.
A Ucrânia concordou com uma trégua incondicional de 30 dias se a Rússia parasse com os ataques no leste do país.
Contudo, Putin não concordou com qualquer trégua e decidiu estabelecer condições maximalistas, como a Ucrânia ceder as cinco regiões anexadas unilateralmente pela Rússia, abandonar as ambições de Kiev de se juntar à NATO e desmantelar o atual governo ucraniano.