Jean-Marie Le Pen, o fundador da Frente Nacional, partido histórico da extrema-direita gaulesa, foi hospitalizado na tarde desse Sábado depois de se sentir mal em casa, em RueilMalmaison, arredores de Paris, avança o Le Parisien.
Segundo o jornal, o estado de saúde de Le Pen, que tem 94 anos, é considerado “grave”. Em Fevereiro de 2022, Le Pen esteve hospitalizado vários dias na sequência de um acidente vascular cerebral (AVC).
Nessa altura, foi submetido a uma série de testes que “não revelaram nada preocupante”.
Abertamente xenófobo, o líder histórico da extrema-direita francesa passou a liderança da FN, em 2011, à sua filha, Marine Le Pen, que refundou o partido, dando-lhe o nome de Rassemblement Nationale (RN) e conquistando novos eleitorados.
Após várias divergências públicas entre os dois, de natureza estratégica e ideológica, a filha excluiu-o da formação em 2015. Jean-Marie Le Pen continuou, no entanto, como presidente honorário até 2018 e, um ano depois, deixou de vez a política.
Na sua longa carreira política, foi membro da Assembleia Nacional Francesa várias vezes (foi eleito pela primeira vez há 63 anos) e deputado no Parlamento Europeu durante 34 anos.